Desafio 1: Mudanças Blender

06abr12

Ah, não vou ficar pondo mais “Updates” e talz, vai demorar muito… só quando for um Update sobre a Engine, História e Concepts. Isso daqui não é um update de verdade, é apenas uma pequena “correção” feita em relação ao post passado.

O bonequinho todo quadrado para animações foi colocado em armatures, fiz pequenos ajustes no boneco. Ele está pronto para o rigging, que farei em pouco tempo.

Brinquei um pouco com o Cycles Render do Blender:

Estou usando neste momento a versão mais nova do Blender. Não a 2.62, mas a 2.63 testbuild, a versão de testes, porque a versão 2.63 definitiva deve sair em duas semanas. Descobri que na nova versão vem aí a modelagem em N-Gons, que nem o 3DS Max e Maya, o famoso projeto B-Mesh finalmente será incorporado ao Blender nativamente!

Se não sabe o que estou falando, é o seguinte: O Blender sempre foi um programa de modelagem 3D baseado em polígonos de quatro ou três lados. Não era possível fazer, por exemplo, um hexágono sem utilizar triângulos…

Não era possível subdividir uma face em várias sem prejudicar as outras:

Perceba que, ao subdividir uma face, eu cortei as outras em triângulos, e isso atrapalha muito caso eu quisesse animar. Triângulos em uma animação são um problema.

Agora, veja o que o B-Mesh faz:

Não há mais triângulos. Esta é a diferença!

Isto foi só uma descontração pra falar das mudanças do Blender… haha, pena que no game não vou poder me aproveitar deste tipo de coisa, já que a Blender Game Engine trabalha com triângulos… Aliás, acho que qualquer Engine trabalha com triângulos por serem mais rápidos de renderizar em tempo real.

Ah, divaguei tanto, que esqueci de mostrar o personagem na armature:

Na verdade, nem fui eu que coloquei os Bones no lugar, apenas peguei do Rigfy o Human Meta Rig e ajustei todo o personagem para a anatomia! É uma mão na roda esse negócio!

Ah, eu também resolvi o problema da tablet no Ubuntu, então tá tudo certinho, Concepts virão ainda.

No Responses Yet to “Desafio 1: Mudanças Blender”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

