Sobre

08set13

Olá, pessoal!

Já faz muito tempo que estou sem postar aqui, e vim dizer que os projetos ainda não morreram, e passaram por grandes reformulações sim 🙂

Bem, antes de mais nada, eu peço desculpas por ficar sem postar por tanto tempo, eu não pude mexer no projeto por mais de 10 meses, mas anotei muitas ideias e etc… Ainda está meio difícil de mexer com o projeto, mas eu venho aqui postar alguns estudos meus nos últimos tempos, um concept que eu gosto bastante…

godofthunderO desenho todo foi feito utilizando MyPaint e retoques finais foram feitos no GIMP, utilizando o Ubuntu 12.04 LTS.

Eu não fiquei totalmente satisfeito com este concept porque eu tinha mais planos para ele, mas a preguiça não me permitiu continuá-lo. :P.

Ultimamente venho estudando bastante as mitologias nórdicas, gregas e diversas outras mitologias, coisas que realmente influenciam e enriquecem muitas histórias, e é justamente o que ando buscando.  O concept justamente representa o deus nórdico Thor, o deus do trovão, com suas manoplas Járngreipr e seu famoso martelo Mjölnir, contra um… viking? Tarzan? Sei lá…

Não está 100% em questão de anatomia e etc, mas achei que é uma evolução em relação aos meus concepts antigos. Atualmente venho usando mais o Krita para fazer desenhos, e o MyPaint de vez em quando.

E também venho brincando com o Blender e suas maravilhosas ferramentas novas que são a Dynamic Topology e o Skin Modifier.

RenderNão está completo, e também estou criando outro modelo:

UntitledsSEstes são apenas alguns estudos que estou fazendo utilizando  o Blender, podem não vir a serem remoldados para fazer parte do jogo…

E se você não sabe o que é Skin Modifier ou Dynamic Topology, eu explico:

Por muitos anos, modelar no Blender era uma tarefa árdua, de muito trabalho manual e sem muitos facilitadores. O Blender não possuía modelagem em n-gons, ou seja, todos os modelos feitos no Blender eram formados por polígonos de no máximo quatro lados. Além disso, havia-se a necessidade de criar modelos do zero, utilizando o modo de edição…

Enquanto isso, programas pagos possuíam modos mais fáceis de modelar e esculpir.

No famoso ZBrush, programa especial para esculpir modelos 3D, desenvolvido pela Pixologic  (custa cerca de $800,00), foram criadas as ZSpheres, que criavam um modelo-base para ser modelado mais tarde, algo que facilitava e muito a modelagem de qualquer personagem ou qualquer coisa em 3D:

E só que mais outros programas apresentaram um modo revolucionário de esculpir, que fazia o ZBrush e o Blender ficar pra trás.

O 3D Coat (programa pago, custa cerca de $379) apresentou o Voxel Sculpting, que simplesmente adapta os modelos 3D esculpidos de acordo com a necessidade, criando novas faces e vértices, assim como uma massa de modelar:

O Sculptris, programa gratuito, mas de código fechado, também apresentou o mesmo tipo de modelagem:

Isso chamou a atenção da Pixologic, desenvolvedora do ZBrush, que então comprou o programa Sculptris: http://pixologic.com/sculptris/ (não o fez pago, mas também incorporou seu sistema de esculpir em seu programa, e contratou o criador do programa).

E o Blender ficava para trás…

Então o Blender simplesmente ganhou um adepto, que se dispôs a desenvolver um sistema chamado Unlimited Clay, que incorporava o sistema de esculpir do Sculptris: http://farsthary.wordpress.com/2010/05/22/unlimited-clay-sculptris-hollygrail-soon-in-blender/

Entretanto, o desenvolvedor de tal sistema foi contratado pela 3D Coat para desenvolver o sistema LiveClay.

Enquanto isso, o Blender ganhava o BMesh, um sistema que permitia finalmente os n-gons no programa…

E é aí que surge o salvador Nicholas Bishop, o programador responsável pelo Skin Modifier e pela Dynamic Topology. (http://nicholasbishop.net/)

Aqui um vídeo inicial do Skin Modifier:

O Skin Modifier era basicamente… Um Zspheres para o Blender! Isso é demais!

E então, o mesmo Nicholas Bishop desenvolveu o Dynamic Topology no Blender. Isso traria o sistema de esculpir do Sculptris, 3D Coat e ZBrush para o Blender:

http://wiki.blender.org/index.php/Dev:Ref/Release_Notes/2.66/Dynamic_Topology_Sculpting

http://nicholasbishop.net/?p=733

Bom, é isso aí, tá tudo explicado e atualizado…

 

Um abraço…

Anúncios


No Responses Yet to “Sobre”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: